domingo, 11 de maio de 2008

A musicoterapia - "Quem canta os males espanta"

Você já pode até ter ouvido falar que a música relaxa, mas pode nunca ter parado para pensar que a música é capaz de curar ou melhorar o quadro de saúde de pacientes com doênças graves ou, simplesmente, ajudar no tratamento do estresse. A musicoterapia consiste num método terapêutico onde o paciente é submetido ao rítmo, a melodia e a harmonia da música com um objetivo específico. Nada mal, heim?

Desde a antiguidade que a civilização utiliza a música com fins terapêuticos. Alguns dos primeiros registros da utilização da música como terapia podem ser encontrados nas obras de filósofos gregos e pré-socráticos. Pesquisas recentes comprovam o poder da música no tratamento de pacientes com Alzheimer, Parkinson e idosos com dificuladdes motoras. De acordo com a Associação Italiana Alzheimer , os pacientes com Alzheimer que tiveram um tratamento associado com a música apresentaram melhoria significativa no estado de saúde e evolução da doênça. A sofrologia utiliza a musicoterapia para ajudar os pacientes a entrarem no nível sofroliminar ou simplesmente relaxar e aliviar o estresse cotidiano.

William Bonnet afirma que a música:
  • evita o estresse e problemas cardiovasculares;



  • ajuda a relaxar, sendo bastante eficaz no tratamento de insônia;



  • pode ter efeitos anestésicos e analgésicos;



  • reduz o medo e a ansiedade;



  • diminui a secreção do suco gástrico;



  • aumenta a tonicidade muscular;



  • reduz o impacto dos estímulos sensoriais, ajudando a relaxar;



  • pode evitar problemas psicológicos como a neurose.
O profissional responsável por conduzir o processo musicoterápico é chamado musicoterapeuta. A formação desse profissional é feita em cursos de graduação em musicoterapia. Profissionais da área de saúde, tais como, médicos ou psicólogos também podem ser aptos a utilizar as técincas da musicoterapia, para isso, precisam fazer uma formação complementar com especialização nessa área. As técnicas da sofrologia utilizam a musicotepia como método terapêutico.

Resumindo o que todos já sabiamos de alguma forma: a música é um exelente método para ajudar a relaxar. O que você está esperando para começar a praticar? Aumente o som com uma música agradável, dance, cante e relaxe! Quem canta os males espanta!




Nenhum comentário: