terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O que é a Sofrologia?


A Sofrologia foi desenvolvida pelo médico e pesquisador colombiano Lozano Alfonso Caycedo, no ano de 1960. É uma ciência médica que estuda e investiga como estimular a as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano através da consciência. Deriva do grego sos = harmonia; phren = conciência e logos = estudo. Portanto, etimologicamente, Sofrologia significa: estudo da consciência humana.

Ao longo dos anos a Sofrologia desenvolveu uma concepção própria de ciência. É uma síntese das técnicas de relaxamento orientais (Yoga, Budismo Zen, etc) da psicanálise e de técnicas de hipnose. Através da Sofrologia o indivíduo consegue controlar os diferentes níveis e estados de vigilância, alcançando o auto-controle do corpo e da alma, através do equilíbrio do corpo, da emoção e do pensamento.

As técnicas sofrológicas são indicadas a nível coletivo ou individual a todos aqueles que:

· Desejam potencializar ou descobrir as suas capacidades;
· Melhorar a sua qualidade de vida;
· Adquirir maior resistência perante as tensões do dia-a-dia;
· Reforçar uma atitude positiva perante a vida.

Pode ser aplicada a nível sócio-profilático aos profissionais das ciências humanas e a todos aqueles que tenham a possibilidade de exercer uma ação positiva nos diferentes grupos sociais;
A nível pedagógico, pelos professores que podem utilizar as técnicas sofrológicas para reforçar as capacidades intelectuais do docente, tais como a atenção, a concentração, a aprendizagem e a memória, nos diferentes grupos e faixas-etárias;

A nível terapêutico, reservada aos profissionais de saúde que podem utilizar a sofrologia como terapia única ou complementar para aumentar a resistência do paciente, ajudando-o a conquistar uma atitude mais serena e de maior tolerância em relação às agressões externas provocadas pela doença.

A Sofrologia destaca-se em países da Europa como França, Portugal, Suíça, Bélgica, Itália e Espanha. É uma ciência autêntica baseada em teorias e conceitos reconhecidos internacionalmente.


Para saber mais sobre a sofrologia, não deixe de visitar http://www.sophrologie.net/

Nenhum comentário: