sexta-feira, 10 de julho de 2009

O estresse pode causar doenças?


O estresse é um conjunto de reações do nosso organismo, de ordem física, psíquica e infecciosa que pode comprometer a nossa homeostase, ou seja, o equilíbrio entre o nosso corpo e mente.

No mundo contemporâneo é impossível não viver situações que desencadeiem o estresse, pois somos submetidos diariamente aos fatores agressores. Obviamente, cada indivíduo reagirá de uma forma diferente. Por esse motivo podemos dizer que existem pelo menos dois tipos de estresse: o estresse ajuda e o estresse dificuldade.

Com o estresse ajuda, o nível de tensão do indivíduo é adaptado ao nível de ação, ou seja, é um estresse benéfico que nos fará agir visando a mudança de uma situação desfavorável a uma situação favorável. Esse tipo de estresse faz com que nos superemos em nossas dificuldades, portanto, não é tão prejudicial.

Já o estresse dificuldade, a importância que damos aos resultados da ação é desproporcional em relação às conseqüências reais, o que gera um alto nível de tensão, trazendo conseqüências psicológicas.

Se não controlada, a tensão pode desencadear o aparecimento de doenças psicossomáticas, ou seja, provocadas pela mente.
É muito comum, pacientes com alto nível de estresse, apresentarem alguns sintomas de doenças. Nos casos mais graves, esses sintomas podem se tornar reais e as doenças realmente aparecerem. Abaixo serão descritos alguns dos males que o estresse pode causar à nossa saúde:
  • O sistema nervoso: irritação, impaciência, hiper vigilância, agressividade, idéias fixas;
  • O sistema digestivo: náuseas, câimbra do estômago, perda de apetite, diarréias;
  • O sistema respiratório: falta de fôlego, hiper ventilação;
  • O sistema dermatológico: transpiração, mãos úmidas, aparecimento de acne;
  • O sistema imunitário: a baixa de defesas imunitárias provoca a possibilidade do aparecimento de herpes e outras infecções virais e bacterianas;
  • O sistema circulatório: hipertensão arterial.
De acordo com o psicólogo e sofrólogo William Bonnet, o estresse pode ser melhor gerenciado visando melhor qualidade de vida. Ele admite que, muitas vezes, o estresse está em nossa mente e independe de nossa vontade, sendo difícil controlá-lo. Nesses casos a orientação é procurar ajuda médica especializada. Sessões de sofrologia aliadas a um tratamento terapêutico podem ajudar o indivíduo a melhor gerenciar suas emoções.

“Administrar o estresse é conciliar e aceitar o meio o qual nos encontramos e lutar contra os estímulos que nos agridem, sempre se adaptando a evolução normal do nosso meio de vida”. (In Halte au Stress de William BONNET Editions- L’Alpha-L’Oméga)”


DICAS PARA MELHOR GERENCIAR O SEU ESTRESSE

1 - Pratique exercícios físicos regularmente. Caminhar pelo menos 3 vezes na semana, durante 45 minutos, além de diminuir o risco de problemas cardíacos, ajuda a controlar o estresse e a ansiedade.

2 - Tenha uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes; pesquisas indicam que alimentos como a cenoura e a couve, por exemplo, combatem o estresse. Comer em excesso também é prejudicial, assim como o consumo exagerado de doces e bebidas alcoólicas. O cigarro também é um vilão.

3 - Evite os fatores de estresse inúteis: poupe-se das pressões que não são necessárias, não se sobrecarregue de atividades e crie uma boa estratégia de luta contra o estresse;

4 - Leve uma vida sana e equilibrada: tenha disciplina na vida, seja organizado, mantenha uma relação de amigos onde reina a confiança mútua, tenha um momento diário de lazer, de repouso, de descontração e de felicidade. Resumindo: faça algo que te dê prazer;

5 - Se adapte às mudanças: felizmente a nossa vida não é constante. Tudo muda! Por esse motivo, tente se adaptar a essas mudanças e seja menos crítico. Tente conquistar o seu espaço sem muita pressa. Lembre-se: hoje a vida pode não estar do jeito que você quer, mas amanhã tudo pode mudar...

Por Herbert Fernandes
Equipe Sofrologia Brasil

Ainda não conhece a sofrologia e não teve oportunidade de praticá-la e aprender a melhor gerenciar o seu estresse? Basta entrar em contato através do e-mail contact@sophrologie.net e solicitar informações dos cursos de sofrologia em Português.

Nenhum comentário: