terça-feira, 22 de janeiro de 2008

William Bonnet traz Sofrologia ao Brasil


Não é a toa que o Recife foi o palco do 1º encontro de Sofrologia realizado no mundo, no ano de 1973, onde sofrólogos (incluindo Alfonso Caycedo – criador da Sofrologia) e especialistas do mundo inteiro discutiram sobre a nova ciência que tem como objetivo principal o estudo da consciência humana. Quase cinqüenta anos depois, a sofrologia volta ao Recife com força total graças aos esforços do psicólogo e sofrólogo francês William Bonnet.


Vivendo no Brasil (entre idas e voltas a Europa) há mais de oito anos, William Bonnet, que atualmente está entre os melhores sofrólogos da França, acredita que a sofrologia pode contribuir muito para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Misturando técnicas de relaxamento como o yoga e o budismo, a psicanálise, a hipnose, métodos de programação neuroligüística, entre outros, Bonnet pretende trazer aos brasileiros a consciência sofrônica, ou seja, a uma consciência superior, em total equilíbrio com as emoções e com o corpo, que permitirá que o indivíduo tenha um senso mais realista da vida.


Uma vez que a realidade não passa de representações que criamos para nós mesmos, Bonnet pretende, através da sofrologia, representar estas realidades de uma maneira que nos fortaleça ao invés de nos limitar “Quem faz sofrologia não se culpabiliza, encara uma situação de maneira lógica e coerente, respeitando outras visões. Se você sai de casa num dia chuvoso, por exemplo, e afirmar que o seu dia será ruim, com certeza o seu dia será ruim. Mas, se ao contrário, você encarar a chuva como um simples fenômeno da natureza que não interferirá em nada na sua vida, certamente o seu dia será positivo. A sofrologia pode nos ajudar a sermos mais realistas, mais eficazes, para que estejamos em perfeita harmonia com os objetivos que desejamos alcançar dentro de uma determinada realidade. Através da sofrologia podemos controlar o nosso estado de consciência, ter uma consciência ampla. Isto significa que poderemos ter uma visão do mundo positiva” – afirma Bonnet.

As sessões de sofologia vão desde o estudo da parte teórica, para que o indivíduo possa conhecer o seu estado de consciência e desenvolver os recursos necessários para aperfeiçoá-lo de maneira positiva, a sessões práticas de relaxamento que permitirão que cada praticante reconheça seu corpo, sinta suas emoções e possa ter o controle delas, afinal, a linguagem não-verbal é transmitida através de expressões corporais e precisamos ter consciência disso para mudarmos atitudes que possam prejudicar a produção de resultados positivos, explica Bonnet.


Bonnet escolheu Recife por suas características multiculturais peculiares. Ele afirma que no Nordeste brasileiro, em especial no Recife, há uma energia muito forte, muito significativa oriunda das diversidades culturais, energia esta que, segundo ele, favorece a prática da sofrologia. Além disso, o clima tropical, em constante contato com a natureza ajuda a relaxar. “Comecei fazendo seminários no Brasil com alunos Europeus, especialmente da França. Os franceses adoram os brasileiros, o mar, o sol, a natureza... E o ambiente favorece às sessões diárias de relaxamento. Já foram cinco seminários com alunos franceses aqui no Nordeste. Os grupos podem variar de 15 a 30 alunos e geralmente escolhemos como local um hotel numa praia, um spa, uma pousada, um local bem tranqüilo e relaxante” - afirma.


Em breve os brasileiros também terão a oportunidade de usufruir os benefícios da sofrologia. William Bonnet está preparando um programa específico para o público brasileiro que deve ser colocado em prática ainda este ano. As apostilas já estão sendo traduzidas ao português e - em breve - estarão disponíveis para o início dos seminários no Brasil. “Começamos criando um site - http://www.sophrologie.net/ -, a partir de agora, os brasileiros poderão acessar, conhecendo a sofrologia. Em seguida partiremos para a prática” – afirma Bonnet com entusiasmo.
O trabalho de divulgação da sofrologia já começou. No dia 04/04/2007, William Bonnet participou dos programas “Tudo em dia” e “Bem Estar”, ambos transmitidos pela TV Estação – Canal 14, para todo o Estado de Pernambuco. “Foi muito interessante participar de dois programas de Televisão de Pernambuco. Sabemos que o Estado tem mais de 8 milhões de habitantes. São trabalhadores, grandes executivos, donas de casa, estudantes, pessoas comuns que desenvolvem atividades variadas e que podem desencadear sintomas de estresse físico ou mental que podem comprometer a obtenção de resultados positivos na vida pessoal ou profissional destas pessoas. A sofrologia já é um sucesso em toda a Europa mas ainda não é conhecida no Brasil. A televisão é um meio de comunicação que alcança uma enorme diversidade de pessoas e acredito que a entrevista concedida foi a chance inicial que os brasileiros tiveram para conhecer um novo método de 'relaxamento’, a Sofrologia" – explica.

A entrevista decorreu num clima de descontração e charme típicos de um francês. Esbanjando simpatia e desafiando os limites da língua , William fez uma síntese da sofrologia num português empenhadíssimo e de dar inveja a qualquer estrangeiro. Deixou claro que a sofrologia pode nos ajudar a combater o estresse e afirmou que somos nós que criamos os estados de consciência que desejamos. “O estresse muitas vezes está dentro de nossas cabeças e depende de nós vivermos ou não estressados. A sofrologia nos ajuda a desenvolver uma consciência suprema capaz de eliminar o mau estresse” – diz.

É desta consciência suprema que os brasileiros estão precisando para combater o estresse. Os problemas econômicos, o alto nível de desemprego e a instabilidade profissional foram alguns fatores que fizeram com que o Brasil ocupasse, posição nada privilegiada no pódio entre os países mais estressados do mundo: 2º lugar.
A pesquisa divulgada no mês de Abril de 2007, pelo ISMA - International Stress Management Association - que é uma associação voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de métodos para prevenir e tratar o estresse em todo o mundo, aponta que 70% dos trabalhadores brasileiros sofrem do estresse no trabalho. Perdemos apenas para o Japão, cujos índices de trabalhadores estressados chega aos 85%. “Teremos muito trabalho daqui pela frente aqui no Brasil. Minha meta nos próximos meses é trabalhar exclusivamente com o público brasileiro. Qualidade de vida é algo importantíssimo para o desenvolvimento de qualquer ser humano e a sofrologia pode nos proporcionar esta qualidade de vida e a obtenção de resultados positivos no nosso cotidiano” – explica Bonnet.


Para maiores informações de seminários no Brasil ou na França, entre em contato através do e-mail: contact@sophrologie.net
Participe comentando no link abaixo cometario!

Nenhum comentário: